• Yoga pode ser um antidepressivo natural

    Yoga pode ser um antidepressivo natural

    Pesquisas apontam que prática pode ser usada para tratar depressão e trabalha a autoestima dos idosos

    Pouca gente consegue acertar a idade de Joanna Luiza Belló. Há 40 anos ela dedica parte do seu tempo ao Yoga para exercitar corpo, mente e espírito e, desde garota, sabe o quanto o exercício pode fazer a vida melhor. Aos 85 anos, Joanna não sabe o que é depressão, mesmo que algumas perdas, como a do marido, há cerca de um ano, tenham sido sentidas profundamente.

    – Sinto que tenho mais saúde, mais disposição em razão do Yoga. Além disso, eu procuro caminhar todos os dias. O que eu menos faço é ficar trancada dentro de c asa. É, por isso, que, diferente de outras pessoas idosas, aos 85 anos dificilmente fico doente. Não consigo hoje viver sem a Yoga. Aprendi tanto durante esses anos de prática que, todos os dias, faço alguns exercícios em casa.

    Mudar hábitos mesmo após os 70 pode aumentar em cinco anos a expectativa de vida
    Sentir-se mais jovem prolonga a vida, diz estudo

    Um estudo recente do Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estado Unidos, dividiu 70 pessoas com mais de 60 anos com depressão leve em dois grupos. Um deles passou a praticar Yoga semanalmente e ou outro continuou tratando do problema de maneira clínica. Em seis meses, 40% do grupo que participou das aulas de Yoga não apresentou quaisquer sintomas de depressão.

    O Yoga é considerado ciência da integração do ser. Os especialistas acreditam que a prática possibilita transformar o ser humano em todos os aspectos. Trata-se do conhecimento do próprio corpo e da própria vida.

    Joanna explica que mudou os rumos do processo de envelhecimento quando começou a praticar Yoga. Além de cuidar da saúde, como a prática também tem como objetivo proteger a alma. Para a professora Jamile Ansolin, o Yoga trabalhar a autoestima, tão importante para quem está entrando na terceira idade.

    Alongamento melhora qualidade de vida da terceira idade
    Conheça cinco exercícios que fortalecem o cérebro

    Jamile também é um belo exemplo do que o Yoga pode fazer pelo corpo. Ela não aparenta ter 52 anos, mas se orgulha da idade e do quanto a prática fez com que ela se torna-se uma pessoa melhor, com aparência jovem, saudável e sem se deixar abalar pelo processo natural do envelhecimento.

    – A psicologia identifica que, muitas vezes, o gatilho para a depressão é a ansiedade. O ritmo de vida que levamos provoca uma aceleração da nossa vida para que possamos chegar a algum lugar, para ser alguém, por adquirir algo. Quando deixamos o sapato na entrada do estúdio para iniciar a prática de Yoga, simbolicamente é como se nós nos desconectassemos do mundo lá de fora. Portanto, o Yoga faz com que a gente aprenda a diminuir o ritmo da vida.

    Segundo os pesquisadores da Universidade de Duke, a pose de lótus e outras posições clássicas do Yoga ajudam a tratar problemas emocionais. O estudo sugere que se praticado duas vezes por semana, o cérebro passa a funcionar de uma forma mais harmônica, por isso, segundo os pesquisadores, a prática é considerada um antidepressivo natural.

    Jamile explica que no início da prática do Yoga o foco é o corpo como um todo.

    – Os exercícios de postura e respiração vão influenciar diretamente o espírito e se refletir nas atitudes e nas emoções. As posturas e respiração atuam na saúde das células. Muitas pesquisas mostram que a prática retarda o envelhecimento. Acredito que o Yoga rejuvenesce porque traz essa sensação de bem-estar e alegria de viver – conta a professora.

    Ainda que seja ima atividade de baixo impacto, na terceira idade o acompanhamento é fundamental. Mesmo Joanna, que pratica há bastante tempo o Yoga e faz alguns exercícios em casa, não se arrisca a fazer as posições mais complexas com auxílio de um profissional.

    Uma pesquisa da Universidade de São Paulo mostrou que o Yoga também atua na prevenção de quedas, mas, para isso, o idoso precisa ser acompanhado. No estudo, os pesquisadores concluíram que a prática do Yoga trabalha o sistema de visão dos idosos, treina o equilíbrio e, ainda, exercita as articulações dos pés, joelhos, coxas e quadril.

     

    Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/melhor-idade/noticia/2015/01/yoga-pode-ser-um-antidepressivo-natural-4683820.html

Responder comentario

Cancel reply